terça-feira, 21 de abril de 2020

21 DE ABRIL DE 1971

21 de Abril de 1971
Neste dia muitos de nós deixávamos para trás a família e os amigos.
Foi neste dia que o Batalhão de Caçadores 3843, embarcou rumo ao Ultramar a terras de Moçambique, no navio português "NIASSA".
Foram muitas as fotografias tiradas na altura do embarque e muitas foram também as saudades que ficaram.
As imagens jamais serão apagadas da memória de todos aqueles que tiveram viveram aquelas horas de despedida. Uma despedida dos pais, dos filhos, da namorada, de todos os amigos que iam ficar para trás.

Muitas lágrimas, muita angústia naqueles que partiam e certamente uma enorme ansiedade no coração dos que ficavam.
Foram dias muito difíceis para toda a comunidade e durante quase um mês de viagem por mares nunca antes navegados, por nós, lá chegámos a Moçambique, para iniciar uma nova etapa nas nossas vidas.
De todos os bravos soldados que tombaram na guerra o estado português, fez sempre questão de não os repatriar, para que não se ficasse a saber que os filhos de Portugal também tombavam em África.
Neste dia de 21 de Abril de 2020, 49 anos foram passados e hoje celebramos mais uma efeméride.
Um abraço amigo para todos.

Victor Pessa - Furriel Miliciano

1 comentário:

  1. Hoje mesmo publiquei umas breves linhas no espaço da c caç 3357 relembrando a data da nossa partida. Agora vejo com muito agrado nesta página o artigo em cima escrito. Agradeço as bonitas palavras que retratam aquilo que passamos em dois anos. Fui muitas vezes à Chipera e fiz grandes amizades que ainda perduram. Falei ao telefone com o nosso comandante coronel Figueiredo, com o nosso capelão, padre Augusto Gonçalves, e com alguns ex camaradas da minha companhia. A todos que fizeram parte do nosso batalhão, os meus votos de saúde e bem hajam. Um abraço do José Teixeira.

    ResponderEliminar

O BCaç 3843 agradece o seu comentário.