sábado, 29 de maio de 2021

NUMA OPERAÇÃO REALIZADA NA ZONA DA CHIRINGA

Numa operação realizada na zona da CHIRINGA a nível de Companhia o nosso CAPITÃO RAIMUNDO com o pelotão dos GRINGOS tiveram uma troca de tiros com a guerrilha. Iniciaram a perseguição ao grupo que os atacou, mas não tiveram grande sucesso, porque apareceu uma linha de água com bastantes pedras no meio da linha de água e pensa-se que os guerrilheiros se afastaram utilizando as ditas passadeiras naturais.

O Comandante do grupo de guerrilha era HAMA THAI.  Muito raramente temos conhecimento de pormenores da guerrilha contado pelos mesmos.

O nosso saudoso CAPITÃO RAIMUNDO quando fomos para MABUTACUANE foi requisitado pelo Senhor Coronel Rodrigo da Silveira em virtude do CAPITÃO que estava a Comandar a PSP do SONGO CAPITÃO RIQUITO ter tido um acidente de helicóptero e ter partido uma perna.

Logo o Sr. Coronel Silveira gostava imenso do nosso CAPITÃO após este ter passado o NATAL connosco mexeu as suas influências e colocou um CAPITÃO de sua confiança no SONGO por ter ocorrido mais uma restruturação no CODCB. O Sr. Coronel Rodrigo da Silveira ficou a comandar o destacamento policial do SONGO e fez questão de ter um CAPITÃO da confiança a trabalhar com ELE.

Nós aproximamo-nos do fim da comissão, o Sr. Coronel Rodrigo da Silveira sai da ESTIMA em finais de 1973 e é substituído pelo Senhor GENERAL Duarte Silva.

O nosso capitão RAIMUNDO perante a saída do Sr. Coronel SILVEIRA manifesta vontade em sair também, porque na sua vida militar já tinha tido um pequeno problema com o SR. GENERAL Duarte Silva. então queria saír. Só que o Sr. Coronel sensibilizou o nosso CAPITÃO, este tinha casado com uma senhora que trabalhava no Hospital do SONGO e o nosso CAPITÃO RAIMUNDO acabou por ficar.

Passado meses dá-se o 25 de Abril, a Barragem já estava a encher e o nosso capitão recebe o elemento da Frelimo, que o irá substituir. Nada mais, nada menos que o Guerrilheiro HAMA THAI.

Foi o Comandante do grupo de combate, que atacou a CHIRINGA, em 28 de Dezembro de 1971.

Quando viu o nosso CAPITÃO diz-lhe:

- Tu foste o CAPITÃO da CHIRINGA julgávamos que já estavas na Metrópole.

- Sabes tu estiveste numa operação e eu estava com uma pistola, que te cheguei a apontar, mas estava muita tropa contigo e se eu disparasse também morria.

O guerrilheiro teve imensa sorte pois o nosso CAPITÃO não se lembrou de olhar para cima da árvore, porque numa operação em ANGOLA tinham abatido um guerrilheiro encima de uma árvore.

O nosso CAPITÃO contava ESTE episódio muitas vezes.

O guerrilheiro depois da independência passou a General HAMA THAI.

O nosso CAPITÃO por cá foi para a Guarda Fiscal de onde saiu reformado como MAJOR.

Quando falava comigo dizia muitas vezes que saudades tinha de ter sido CAPITÃO.

QUE DEUS O GUARDE E A TODOS COM QUEM PARTILHOU A VIDA QUE ESTÃO COM ELE.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O BCaç 3843 agradece o seu comentário.