terça-feira, 1 de abril de 2025

DE NOVO PASSEI NA ESTIMA

 DE NOVO PASSEI NA ESTIMA

Fui enviado a Nampula para tirar um pequeno curso de projetar cinema, dizia-se de FOTOCINE o mesmo implicava a aprender a rebobinar películas de cinema, bem como a colar as fitas, quando as mesmas se partiam, para além disso a fazer embrulhos, como enviar de retorno as bobinas projetadas. 

O curso tinha provas práticas após três a quatro dias, havia uma escala de serviço para os aprendizes e à noite éramos transportados às várias unidades instaladas em Nampula e projetávamos os filmes. Assim íamos conhecendo o dispositivo militar instalado naquela cidade militar. Fui dar cinema à cadeia militar, à Força Aérea, à messe de sargentos e por aí fora pois permaneci nesta cidade aproximadamente 15 dias. 

Foi marcada a viagem de avião das carreiras internas de Moçambique a DETA até à cidade de TETE, tinha uma pequena mala de viagem e três grandes volumes, uma máquina nova de projetar, um grande altifalante, e um volume de bobinas de cinema. Tive dificuldade em chegar com tal carga, até à coluna, mas chegado próximo desta os jovens de serviço à coluna ajudaram-me a instalar no carro da escolta, entre eles iam furriéis meus conhecidos, daqui parti na coluna da tarde até à Estima, chegamos já noite por volta das 19 horas. A rapaziada da Estima assim que me receberam, indagaram o que eu fazia ali? Contei de onde vinha, alguém contou ao senhor Comandante do CODCB o coronel Rodrigo da Silveira, este mandou chamar-me, nós éramos velhos amigos da onça e ordenou-me que desse um filme para a rapaziada instalada na Estima, como sabem membros da F. A. pisteiros, uma companhia de intervenção e o pessoal da C.CAÇ.3355. 

Assim estreei o equipamento que me acompanhou até à Estima.

Este pequeno curso serviu para projetar cinema na Chiringa e na Chipera. Fui um homem beneficiado pela sorte em tempo de guerra. Certamente fui dos poucos que ganhei amigos em todo o BAT 3843 graças à especialidade das transmissões.
Recebam um abraço.

EM 31/03/2025 António Fidalgo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O BCaç 3843 agradece o seu comentário.