TODAS AS ALDEIAS AFRICANAS TINHAM UM CHEFE POR VEZES SURGIA UM RÉGULO ESTE RESPONDIA POR VÁRIAS ALDEIAS, PERANTE O ADMINISTRADOR, NA CHIRINGA HAVIA O CHEFE DAVID.
Imaginem coluna da Chiringa até à Chipera, os Africanos aguardam a boleia por norma junto do edifício do comando, no quartel da Chiringa. Reparo que o chefe David, africano com quem dialogava várias vezes, aguardava pela boleia, mas naquele dia estava com um canhangulo. Algo que não era normal. Pergunto David, onde vai de canhangulo? O mesmo responde: "furieri" vou na Chipera e levo espera pouco para caçar no caminho e na Chipera lá há mais caça do que aqui.
Como faz?
Ele respondeu acompanhado de movimentos de mão.
Furieri vou devagar, devagarinho mesmo aponto o espera pouco e a caça cai. Digo-lhe a sorrir e se falhar o tiro, com um gesto como quem manda parar um autocarro, diz para o animal visado, espera pouco que vou carregar a arma novamente e disparo de novo. Já a rir às gargalhadas comentei:
David só se o animal for bastante surdo, ele aguarda para o David carregar o espera pouco. Mas acrescente o David, não devia de ir à caça na zona da Chipera! Porquê furieri? Porque esta semana chegou uma companhia nova à Chipera e se houver uma operação na zona vêm um Africano desconhecido no mato com um canhangulo e podem até matá-lo. O bom do David, responde como se tivesse sido atingido por um tiro F...... claro que me desmanchei a rir. Mas o David, lá apanhou a coluna e tornou sem problema de maior. Diálogo entre um Alentejano de vinte e poucos anos e um Africano de 53 anos.
Aldeamento da Chiringa.
Sem comentários:
Enviar um comentário
O BCaç 3843 agradece o seu comentário.