sábado, 10 de julho de 2021

O CANTINEIRO

Nos primeiros dias de viagem no NIASSA fui abordado pelo nosso Capitão Raimundo afim de falar comigo sobre a organização da Cantina e apresentou-me um condutor o Grande Amigo MOURISCO.

Que saudades tenho deste Bom Homem que eu não conhecia mas por imperativo do nosso Capitão tive que falar todos os dias durante a Comissão pois ele com a Especialidade de condutor foi para cantineiro ficou o Furriel Fernandes sem um bom elemento.

Toda a Companhia carinhosamente o tratavam por CANTINEIRO porém outros aproveitavam muito uma frase dita por ELE quando algo não corria bem.

"AI QUE COISA MEU DEUS VÓS NÃO ENTENDEIS" e então por vezes chamavam-lhe o COISA o soldado Português em regra geral é bom observador e oportuno como é tira logo partido das coisas. Eu tentei não ficar com a responsabilidade da cantina, pois tratava-se de algo relacionado com dinheiro e não queria ter nada que ver com essas situações, mas o nosso Capitão disse-me nós todos temos que contribuir na medida do possível para que a comissão corra bem. Pois alguém me tinha alertado que noutras comissões os graduados, que tinham tido essas funções quase todos tinham tido problemas.
Chegado á CHIRINGA, meio contrariado lá tomei conta das contas da Cantina. tinha de entregar todos os dias o dinheiro realizado ao nosso 1º Gonçalves Este foi o próprio Padrinho dele quando algo não estava bem ameaçava eu dou-te uma ripada logo deixou de ser o 1º Sargento Gonçalves e foi promovido a 1º RIPAS. Ao fim de cada mês tinha de fazer o inventário e os mapas mensais estes por sua vez batidos á máquina pelo nosso escriturário Rui Fernando Pimpão Pinto este Amigo para além do trabalho dele ainda levava todos os meses com os mapas mensais, que eram grandes.
Por vezes faltava nas contas três escudos sobre os lucros o nosso Capitão Gritava comigo tenho que lhe dar uma porrada Eu para com os meus botões e que mau génio que o HOMEM tem por três escudos no mês seguinte sobejava cinco escudos sobre os lucros verificados ninguém gritava comigo olha que á dinheiro a mais levas uma porrada vais para o mato Tu e o Cantineiro. Porque o mato naquelas paragens era a BORRACHA dos incompetentes.
No fim dos meses tinha mapas a fazer das TRMS. e do CEN.CRI, felizmente tive excelentes auxiliares nas pessoas de 1ºs Cabos Francisco de Jesus Marcelino e Eurico Palma. A todos agradeço o auxílio prestado. Á uns anos idos fui a Castelo Branco com o meu Amigo Floriano Fernandes Para visitarmos o nosso Capitão Raimundo ele estava muito bem disposto e feliz por receber dois Antigos Furriéis da sua C,CAÇ.3357.
Claro que tivemos de abordar temas sobre o nosso passado Eu pelo grande carinho e amizade que tinha por ele referi-me á cantina e disse-lhe ó agora ó quando o meu Capitão me queria dar uma porrada por três escudos, quando as contas não estavam certas ELE levantou a voz reagiu assim queres ver que não tinha RAZÃO, perdi uma boa oportunidade para te por nos eixos. 

Nesta data já estavam a germinar alguns GRANDES BURLÕES DA NOSSA PRAÇA. Tenho imensa Saudade do Sol. MOURISCA, Capitão RAIMUNDO 1ºSargento GONÇALVES QUE DEUS OS GUARDE fizemos parte da mesma FAMÌLIA durante aqueles longos muito longos dois anos.

António Fidalgo - Furriel Miliciano - 3357

Sem comentários:

Enviar um comentário

O BCaç 3843 agradece o seu comentário.