segunda-feira, 9 de outubro de 2017

MEDALHA COMEMORATIVA DAS CAMPANHAS


Amigos da Guerra do Ultramar.

Talvez não saibam, mas os militares mobilizados para a guerra do Ultramar, têm direito a uma Medalha Comemorativa das Campanhas.

Esta medalha é atribuida pelo chefe do Estado Maior do Exército.

Não é necessário terem feito nenhum acto heroico, basta que tenham lá estado numa das frentes, mesmo que dentro do arame farpado (os aramistas como então se chamavam e onde eu me incluia, felizmente).
Para a obterem basta preencherem o requerimento AQUI, juntarem cópia do cartão de cidadão, colocarem um selo na carta e enviarem  para o endereço que lá consta.

Depois aguardam algum tempo (pode ir até cerca de 1 ano).
Mas por fim, hão-de receber uma carta ou um telefonema normalmente da unidade mais próxima da residência que indicarem no requerimento a dizer que podem por lá passar a levantar a dita medalha.

Estes esclarecimentos  e minuta de requerimento dei-os,    presencialmente,  no último almoço convivio da C.CAÇ 4241 que teve lugar em Abrantes em 30.09.2017  no antigo RI2 a nossa unidade  mobilizadora para Moçambique.
Quando a receberem numa caixinha muito enfeitadinha, guardem-na  lá nas reliquias do vosso baú para a transmitirem aos  filhos e netos, mas entretanto, enquanto por cá andarem,  podem usá-la com pompa e circunstância como eu às vezes faço, com ela no "peito ilustre lusitano", como muito bem disse Camões, que  mandou  calar tudo o que "a musa antiga canta,  porque outro valor mais alto, se alevanta".

Ora toma lá que já almoçaste, aqui tens o fio condutor  para o  apuramento da raça,  em versão  lusitana,  que tal como na alemanha de Hitler,  tem por cá produzido as criaturas honradas que nós tão bem conhecemos.

Ironia à parte, e porque sou o homem dos papeis desde que me conheço,  envio esta informação, porque me parece útil,   para todos os meus endereços de e-mail, não só para os meus camaradas da C.CAÇ 4241,  mas também para todos os de outras unidades, assim como para  os paisanos que possam ter um familiar ou um amigo interessado neste direito que lhe assiste na atribuição da medalha e que não o exerce por não saber.

Passem bem e já agora, como eu ouvia gritar  a um velhote meu vizinho,  lá na minha aldeia,  neste dia comemorativo da  "Rés-Pública",:
VIVA A REPUBLICA.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O BCaç 3843 agradece o seu comentário.