terça-feira, 7 de junho de 2011

NOTICIAS DE MOCUBA

Visita realizada a Mocuba em 21.5.2011
Para os amigos de Mocuba:
Avenida principal com bom aspecto.
Avenida da associação ao ferroviário: Reparada e alcatroada
Associação Recreativa de Mocuba: Inoperacional basicamente.
O Bar e hoje um salão de "beleza".
A piscina (apenas o bar) funciona como discoteca as sextas e sábados. Haja fundos para recuperar o edifício principal e a piscina.
Apenas os campos de jogos não serão recuperados no âmbito deste projecto específico da res-ponsabilidade do executivo camarário.
Casa do Duarte Sacras: alugada a CMC (empresa italiana a recuperar a estrada MOCUBA / NAMPEVO).
Antiga residência do Alcides / Natália: Alugada a um libanês.
Manuel Nunes: O edifício esta dividido. 1 Parte pertence ao Banco Oportunidade e outra está com uma empresa de material de escritório.
O Refeba esta fechado.
O Bar Zambézia e o Barclays Bank.
O São Cristóvão continua a ser o que era mantendo exactamente o mesmo Layout.
Preserva o balcão e as ventoinhas de tecto do tempo do Liberato.
O Bar Mira esta fechado.
A Madal e agora a PEP (vende roupa em segunda mão).
A minha oficina e agora um mini centro comercial em fase de acabamento ainda.
O antigo barbeiro na Av. principal e a futura residência do responsável do INSS.
A zona do ferroviário (clube) e dominada por um mercado de rua.
A maioria das casas da avenida principal mantém um aspecto de conservação satisfatório.
Curiosamente as piores são na minha opinião exactamente a minha (ex) e a do padre Vitorino.
Existe uma ligação nova para o Lugela. Uma nova ponte. Com portagem.
O Sacras (serração) e dominado por um intenso mercado de rua.
A pensão Cruzeiro continua a ser o ponto de encontro habitual.
A Farmácia do Sr. Correia esta envelhecida. Muito.
As ruas paralelas a Av. principal e do lado direito de quem desce a Cidade estão a ser reparadas, estando previsto o (re) alcatroamento da avenida que vai das traseiras da escola Serpa Pinto ao estabelecimento e casa do Pereira Martins.
A Enfermeira Juliana esta ainda viva.
O Enfermeiro Jamilo tem 89 anos. Envia um forte e saudoso abraço a todos os Mocubenses par-ticularmente as pessoas próximas da sua geração.
O embaixador de Mocuba e hoje o Jaime XIMINBA.
Dirige uma serração que opera nas antigas instalações da Auto Mocuba (próximo da casa do barroco).
A entrada de Mocuba o Sr. Silva (ex residente no Gurue) constrói actualmente um resort.
A antiga padaria do justo e hoje uma Guest House.
O BNU e hoje o MILLENNIUM BIM.
Na esquina da Av. principal (frente ao Cruzeiro) esta a ser construido um predio de 2 andares.
Mais abaixo e na esquina da rua das agencias Mundiais esta a ser construída uma residencial com 2 andares.
A Rua da Junta Autónoma esta reparada.
O Colégio Amor de Deus tem um aspecto bom no exterior.
No posto Agrícola existe um instituto superior agrário. Bem dimensionado.
O antigo Hotel Mocuba esta a repintado. O Roxo e a cor dominante. Será uma loja de pecas auto.
Terminei esta pequena visita com o almoço num novo restaurante em frente a Associação. Este pequeno restaurante e da ANA DAMAS que tem agora 54 anos e partilhou o Colégio Amor de Deus com muitos Mocubenses da minha geração.
Eu escolhi um franco a cafreal muito bem "alcatroado" assado. Excessivamente assado, por vontade própria.
O Ximinba, comeu um Pembe (peixe do Licungo) e mamou 2 Medias 2 M. Bem geladas.
Esta minha visita teve a duração de 3 horas apenas. A Estrada Quelimane / Mocuba esta boa.
Um abraço
(Joca Simões - naturais e ex-residentes de Mocuba)

2 comentários:

  1. Gostei muito de saber notícias desta bela cidade , onde vivi 5 anos, de 1969 a 1974.Estudei também no Colégio Amor de Deus . É pena as piscinas da Associação não estarem hoje operacionais , o que seria uma mais valia para uma cidade que está situada longe do mar , apesar de rodeada por dois rios , o Licungo e o Lugela. Foi pouco tempo que aí vivi , mas foram seguramente os mais felizes da minha vida. Um abraço para todos os que lerem este meu comentários e que partilhem comigo deste "sentimento" . Helena Silva

    ResponderEliminar
  2. Boas. Eu nasci em Mocuba visitei pela 1a vez (depois de sairmos e
    77, ainda não tinha 3 anos) com os meus 2 filhos mais velhos, o meu tio (de Quelimane), o meu primo (de Pebane) e o avô do meu sobrinho (do Ibo) íamos de passagem, de Nampula para Quelimane. Almoçamos no mesmo restaurante, também tivemos a companhia do Ximimba (que conheceu bem o meu pai) e la seguimos para Quelimane. Não ia com grandes expectativas (já vinha de Nampula que é a cidade que menos gosto) mas deu para dar uma volta, ver a oficina onde o meu pai trabalhou (faleceu em 76 em Nampula) as casas onde moramos e pronto. Um abraço

    ResponderEliminar

O BCaç 3843 agradece o seu comentário.