sexta-feira, 20 de abril de 2012

AEROGRAMA 2012

Já está no correio, uma das surpresas deste Encontro.
O Aerograma !

Aquele que todos nós enviávamos para casa, para as nossas namoradas, amigos e familiares. Que foi o elemento que nos ligou durante a nossa campanha militar em terras de Moçambique, aos que ficaram no Continente.
Recordo-me muito bem de quando estava em Chipera escrever um todos os dias. Nele relatava (como que se de um diário se tratasse) os acontecimentos do dia. Foi divertido e de certa forma salutar pois tinha a faculdade de nos manter sempre na expectativa de uma resposta breve e o mais importante... notícias da nossa  terra.
Esta ideia teve a particularidade de fazer renascer, sentimentos já esquecidos. No Blogue é feita referência aos Aerogramas (Ver aqui ).
A excelente ideia de introduzir esta variante na modalidade de participação do evento a todos os ex-militares parece que resultou num tremendo êxito.
Não esquecer que para que tal fosse possível, todo o trabalho de pesquisa do Magid Silva Karim, contacto com entidades diversas; Liga dos Combatentes, Associação dos Deficientes das Forças Armadas - secção gráfica, várias empresas gráficas e o Museu do Papel em Santa Maria da Feira , que ofereceu o Catálogo referente a uma Exposição, que fez sobre os Aerogramas. A localização pelo Magid Silva Karim do ex-militar Filipe Abreu do AB 6 ( Nova Freixo - Moçambique ), permitiu erguer e a viabilizar este projecto, sendo este ultimo o responsável por toda a concepção gráfica.
O design e a decisão de incluir as fotos ( fonte: Blogue Olhar o Passado) foram do Magid Silva Karim, quanto ao texto do convite 2012, foi um trabalho conjunto entre o Coronel Emidio Sousa Vicente e o Magid Silva Karim.

O Aerograma foi enviado a todos os ex-militares, bem como à Liga dos Combatentes, jornais locais e está a ser enviado a jornais de circulação nacional e a Cadeias de Televisão, para publicitação do evento.
Daqui envio os parabéns ao Magid Silva Karim, por todo o trabalho efectuado no lançamento dos Aerogramas, como Convite para o nosso Encontro de 2012.

NOTA: Entretanto informa-se que brevemente irá ser publicada neste espaço um post sobre a História e Origem dos Aerogramas, que inclui os Aerogramas " Temáticos "com Imagens Impressas, tais como: 1966 Angola = Aerograma e a apanha do café; 1970 Angola = Aerograma-Gabela Escolas; 1968 Angola = Aerograma - Palácio do Comércio e Edifício dos CTT em Benguela; 1962 Macau = Aerograma e Distribuidores de Correspondências; Aerograma - Palácio do Governo de Macau; Aerograma - Microscopistas do Serviço de Saúde, etc.

Alguns destes Aerogramas, estiveram na Exposição do Museu do Papel,
de Santa Maria da Feira.


Sem comentários:

Enviar um comentário

O BCaç 3843 agradece o comentário.