terça-feira, 27 de outubro de 2009

TAVIRA - QUARTEL DA ATALAIA


No meu caso específico, fui destinado ao Quartel da Atalaia em Tavira onde iria aprender uma “árdua tarefa”.
Digo árdua, porque estávamos em pleno Verão e no Algarve faz imenso calor como todos sabem. O que eu não sabia era para que servia tudo aquilo porque estava a passar, mas lá ia caminhando e rindo.
Depois de ter passado as "passas do Algarve", pois naquele aquartelamento de Tavira havia de tudo, de tudo mesmo. Foi-me destinada uma caserna a 4ª, a pior de todas, onde era missão impossível dormir na cama, porque os habituais parasitas já tinham tomado conta dela, de modo que a única solução foi ocupar os bancos da parada. Como era Verão não houve outra hipótese. Desta fase recordo as longas caminhadas que fazíamos pelos montes algarvios e onde, por cada passagem se ia enchendo o bornal de amêndoas, figos e tudo o que demais havia para comer. Recordo de ter assistido a um “casamento” na parada e ainda o tenente Pisco essa figura sem comparação, porque era um homem de estatura baixa, sempre impecavelmente fardado, mas com uma pequena particularidade, não tinha barba. Dito isto era vê-lo sempre a verificar nas formaturas se todos os soldados a tinham perfeitamente cortada antes de saírem do quartel. Muitos tinham de repetir a operação.
Eu nessa altura tinha 2 pares de botas, umas 40 e outras 42. As 40 eram usadas somente para sair pois estavam sempre impecavelmente brilhantes. As outras naturalmente eram usadas na instrução. Então um dia estava eu na formatura e calhou ser o tenente Pisco a passar revista. Quando ele viu as minhas botas o homem nem queria acreditar que era possível ter umas botas assim. Mandou-me dar um passo em frente e virado para os restantes elementos do pelotão, ganhei ali, naquele instante 3 dias de licença pelo estado impecável em que estava. Enfim lá tive de pagar o petisco aos camaradas que costumavam privar comigo.
E eis-me chegado ao fim do curso de Informações e Operações. De todas estas caras, é claro que recordo algumas com saudade. Terminei o 2º ciclo do CSM com a classificação de 14,76 valores na especialidade de Informações e Operações em 5 de Setembro. Quando soubemos que eramos chamados para o Ultramar por ordem de nota mais baixa, houve naturalmente uma corrida para ver quem tinha a nota mais inferior, visto que só eramos convocados um por batalhão.
A vida continua e depois desta caminhada por terras algarvias, sou novamente recambiado para bem longe, neste vasto território nacional. Sim porque naquela época corria-se o País de lés a lés. Quem era do Norte vinha para o Sul e vice-versa.

1 comentário:

  1. Também estive em Tavira,Julho 67, instrutor alf.
    Romano Pires.R.I.15.Moçambique 1968/70 ZOT.B.Caç
    2842-C.Caç 2357.O Camarada Joaquim Santos,tem um
    Blogue,muito interessante sobre o Batalhão.Se
    acharem oportuno,vizitem-nos em:
    olharopassado.blogspot.com
    Este vosso camarada, Carlos Nabeiro.

    ResponderEliminar

O BCaç 3843 agradece o seu comentário.